Dicas para um bom ensaio da sua banda ou ministério

1. Saiba silenciar e ter disciplina.
dicas músico canto
2. Oração! Um ministro de música deve primeiro preparar-se espiritualmente, no grupo é da mesma forma, orar em grupo preparando e acalmando o coração para Deus.
3. Determinar objetivos e preparar-se antes.
4. Manter um clima harmonioso e alegre sem comprometer com as propostas do grupo e sempre fundamentando no testemunho cristão.
5. Comunicação entre o grupo, se não tiver um arranjador procurar ouvir opiniões, sugestões, para que não aconteça de perder todo o tempo com discussões sem propósito.
6. Ter uma pessoa do grupo para regulagem do som na mesa, potências e caixas de som, tomando cuidados com voltagens e ter o “zelo” com os equipamentos.
7. Faça passagem de som antes para regular altura de volume nos microfones e instrumentos, principalmente quando utilizar distorções e efeitos que causam um aumento no som.
8. Para deixar os instrumentos afinados utilize afinadores eletrônicos que facilitam o trabalho, verificando as regulagens corretas no início, meio e fim das músicas.
9. Corrigir detalhes para que nas apresentações sejam evitados aqueles olhares desesperados dos integrantes do ministério.
canto música oração
10. Sempre anote tudo que foi combinado, tonalidades, mudanças de padrões e arranjos. Acerte notas para que todos da banda toquem na mesma sintonia.
11. A voz principal deve ser ouvida em todas as caixas de retorno. É recomendado gravar o ensaio, para ter uma avaliação do que precisa ser melhorado, seja no desempenho musical, no andamento das músicas e observar se todos estão em sintonia e na mesma motivação.
12. Cante sempre utilizando tons de músicas que fiquem confortáveis, se não tem extensão de voz para alcançar como está na gravação original então mude o tom e se necessário, tenha uma pasta com todo o repertório devidamente cifrado.
cifra musica canto
13. Importante ter durante o ensaio, acesso aos áudios originais das músicas que estão sendo trabalhadas e ainda ter um metrônomo é fundamental para marcação do tempo musical, principalmente se o baterista de sua banda ou ministério tem dificuldades com o andamento, com viradas e contratempos das músicas, é importante cada membro do grupo ter seu material para estudos.
14. Ensaiem as músicas até que todos tenham segurança e conforto para tocar e cantar.
15. Por fim, deixe o Espírito Santo de Deus agir com a sua musicalidade e o dom que Deus lhe concedeu, se entregue ao amor do Senhor e ele tudo fará!

Fonte: Sons Católicos
Compartilhe: