24/09/2014

GIBSON LANÇA AFINADOR MIN-ETUNE

Hoje venho com uma novidade muito bacana para os guitarristas: a Gibson está lançando o Min-ETune, um afinador automático, embutido no cabeçote da guitarra.
Agora você deve estar se perguntando “mas como assim?” e eu explico. O Min-ETune é um afinador elétrico que pode ser colocado em qualquer guitarra elétrica Gibson, funciona com uma bateria recarregável e é, como pode ver na foto, instalado na parte de trás do headstock (saiba mais sobre o headstock e outras partes da guitarra aqui).
Afinador Min-ETune alocado no headstock de uma guitarra.
E o sistema é bem simples: você liga o aparelho, tocar suas cordas soltas e ver qual a afinação que elas estão. O Min-ETune percebe a afinação da sua guitarra de acordo com a vibração criada e, depois de mostrar quais cordas estão fora da afinação desejada no seu mostrador, ele automaticamente gira suas tarraxas até que todas as cordas estejam afinadas e depois se desliga sozinho, como se dissesse “Meu trabalho aqui está terminado”.
Pois é, simples assim.
O aparelho em si e uma das tarraxas.
O sistema possui 12 afinações pré-definidas e espaço para mais seis afinações personalizadas e, claro, você ainda pode afinar sua guitarra manualmente se assim desejar. Separado em cores diferentes para cada afinação, as afinações pré-definidas são:
Na cor vermelha“Standard”, “DADGAD”, “Low D”, “Drop D”, “Eb” e “Drop D duplo”.
Cor verde“Open E”, “Open A”, “Open D”, “Open G”, “Dobro”, e “EADGCF”
E a cor azul é separado para as afinações personalizadas.
A bateria do sistema é recarregável e a Gibson prevê que, com um carregamento completo, ele tenha energia suficiente para 80 a 100 afinações.
O afinador não precisa de uma instalação muito complicada, sendo preso por baixo das tarraxas personalizadas, utilizando a abertura e os parafusos das próprias tarraxas para tal.
É um sistema muito interessante que promete poupar muito tempo perdido entre tocar uma música e outra. Segundo a Gibson, é particularmente bom para aquelas bandas que tocam musicas em afinações diferentes, permitindo que você utilize somente um instrumento nos show, ao invés de ter um instrumento para cada música, e para os músicos iniciantes passarem mais tempo aprendendo a tocar do que aprendendo a afinar.
Inicialmente, o aparelho virá apenas em guitarras Gibson (confira a lista aqui).
Porém, e felizmente, há planos para a venda separada do aparelho para ser instalado em outras guitarras e com modelos de headstock diferentes.
Na centro da imagem, o aparelho e suas peças, tarraxas e carregador. Na esquerda da imagem, o aparelho é para headstock do tipo Solid (Gibson, Epiphone). Já o da direita é para as guitarras com headstock do tipo Straight (Strato, Tele).
Modelos do afinador Min-ETune para diferentes headstocks.
Não há previsão de chegada no país das guitarras com o afinador e o aparelho separado. Mas, temos um preço aproximado de instalação do aparelho: em torno de R$ 700 (aparelho e mão-de-obra).
Aqui um vídeo promocional do afinador: 
E aqui o link para o mini-site oficial do Min-ETune, dentro do site da Gibson, para maiores informações: http://www2.gibson.com/min-etune/

E você, o que achou do sistema? Deixe seu comentário!
E por hoje é só! Siga-nos no Facebook para maiores notícias do mundo da música, trivias e tudo o mais!
Um abraço!
Compartilhe: