DICAS PARA MELHORAR SEU ENSAIO


PLANO DE ENSAIO - Façam um cronograma do que será ensaiado, para não perder tempo nos ensaios, colocando: músicas a tirar e ensaiar, o tempo de ensaio, a data e a hora do mesmo!

O PRÉ-ENSAIO -  Antes do ensaio adiante as partes individuais. O ensaio serve para entrosar a bandas, corrigir pequenos trechos, criar passagens de música, bem como, para arranjar música etc., e não, para “tirar” as músicas. Isso também economizará dinheiro no caso de ensaiar em estúdios pagos. 

PONTUALIDADE - O músico deve ser o mais pontual possível. Chegar atrasado prejudica imensamente a banda, além de irritar e causar problemas no relacionamento com os outros integrantes que chegaram cedo. 

INTEGRAÇÃO DA BANDA - Batalhe para que cada músico aceite e pense em termos de conjunto. Estar atento, escutar a si mesmo e aos outros; conhecer bem o seu papel dentro da banda, evitar o ego! 

GRAVE SEMPRE QUE POSSÍVEL CADA ENSAIO - Os estudos dos tapes gravados serão muito úteis no futuro, pois permitem aos músicos escutarem o que foi tocado para que possam se conscientizar dos seus próprios erros e procurar corrigir no próximo ensaio. Faça anotações, analise os pontos que devem ser melhorados. 

LOCAL DE ENSAIO - o local para o ensaio deve ser adequado às necessidades dos músicos, deve ser silencioso, para que o músico não disperse a atenção, espaçoso e arejado. Imagine você ensaiando em uma área de serviço, onde circulam várias pessoas durante o dia, onde a roupa é lavada, a comida é feita, o cachorro late... Fora quando o familiar vai ver o ensaio e fica dando palpite ou pega um instrumento pra tentar tocar. 

VOLUME – procure controlar bem os volumes dos instrumentos e vocal, e tenham sempre isso em mente: Músico bom não é o que toca mais alto, mais forte, é o que consegue ouvir o outro tocando.

IMPROVISE UM PRODUTOR MUSICAL – Se você conhece um alguém que entenda o gênero de sua banda, tenha conhecimento musical etc., improvise-o como produtor, peça-lhe dicas de como coordenar a parte musical, dando opiniões técnicas nas músicas, mostrando como ela soa para no ponto de ouvinte etc. Essa função também pode (e deve) ser feita pela própria banda, claro que se houver disponibilidade financeira você pode contratar um profissional especializado.

METRÔNOMO – Caso a banda tenha a opção de tocar ouvindo o clique do metrônomo (com os volumes devidamente controlados) ela conseguirá produzir um som mais refinado, todo mundo passa a se ouvir, o som terá mais qualidade e com certeza, quando forem gravar um CD não terão as dificuldades de adiantar ou atrasar o andamento da música. Este costume lhes poupará muitas horas de estúdio tendo de refazer e consertar as músicas.

ANTES DE SHOW - Sempre aconselhável encerrar o último ensaio que precede a apresentação com a música que estiver mais bem preparada e soando melhor. Isto irá gerar um clima de confiança entre os integrantes. É aconselhável que está música seja utilizada também na abertura do show, pois como dizem, “começar bem é sempre um bom começo”.

JAM SESSIONS – Após finalizado o ensaio aproveitem o tempo que sobrar para “brincarem”, para improvisarem em conjunto, isso aumenta a intimidade entre os músicos. Nesses momentos é que surgem as grandes ideias, novas composições e o clima de amizade aumenta consideravelmente.

Fontes:
http://espaco.musicblog.com.br/125475/Dicas-para-se-Realizar-um-Bom-Ensaio/
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/instrumentos/dicas/dica67.htm
http://baixista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=123&Itemid=1

http://www.mokayama.com/dicas_view.asp?id=59
Compartilhe: