MAIS UMA EDIÇÃO DO SEMINÁRIO LITÚRGICO-MUSICAL

 “Urge, portanto, organizar a formação litúrgico-musical, com encontros periódicos de estudo, reflexão, articulação, aprofundamento e ensaio nos mais diversos níveis da atividade pastoral. A qualidade de nosso cantar litúrgico depende de um bom investimento na formação de todos aqueles e aquelas que estão envolvidos no serviço litúrgico-musical de nossas comunidades”(Equipe de Reflexão de Música da CNBB).

Com o objetivo de atualizar, aprofundar e refletir sobre a qualidade do nosso servir e cantar litúrgico, direcionado a cantores, animadores, instrumentistas e pessoas envolvidas com as ações litúrgico-musicais, realizou-se no dia 15 de Setembro, mais uma edição do “Seminário Litúrgico-Musical”, na Comunidade São Pedro e São Paulo – Jardim Ingá.

O tema do evento foi: “A Eucaristia é o amor em toda a sua imensidão” (Papa Emérito Bento XVI).

Esta iniciativa (SLM), ocorre periodicamente e conta sempre com convidados, desta vez, com a presença do ministro de música, Francimar Costa, que partilhou sobre “O ministério litúrgico dos comentaristas, salmistas, leitores e animadores do canto”. Abordou questões relacionadas à postura, qualidade da comunicação/oratória, projeção da voz no microfone, dicção, pronúncia, escolha/criação de melodias dos salmos, papel do animador do canto, instrumentistas, etc. A animação musical ficou por conta da Banda Vida Nova. Ainda pela manhã, houve missa dentro da programação e momentos de oração.

Na parte da tarde, Eliete Silva, falou sobre “A espiritualidade dos músicos e dos membros da equipe de liturgia”. Partilhou sobre a espiritualidade, a vida de oração, a vaidade, o orgulho; coisas que atrapalham o comprometimento, a busca da unidade, o testemunho de vida e o modo como celebramos. Alô, som, 1,2,3, testando!” foi o último assunto da programação, tratado pelos membros do Projeto Leví, Adilson e Júnior, que discorreram sobre questões corriqueiras relacionadas à utilização dos equipamentos de som. Questões como: planejamento de ensaios, cuidados com os microfones, pedestais, estantes, suportes, instrumentos musicais, dentre outros. Para fechar com chave de ouro, houve um momento de louvor, adoração ao Santíssimo e agradecimentos ao Senhor pelos êxitos alcançados e, pelo empenho e dedicação dos envolvidos.



Projeto Leví
Formando músicos para um novo tempo.
Compartilhe: